12.14.2009

notas sobre o cigarro

Lendo posts antigos d'O Biscoito Fino e a Massa encontrei na Fenomenologia da Fumaça, três citações sobre o cigarro, que gostei bastante, embora não fume de modo ativo. Acompanho os amigos quando vão fumar para não perder a conversa. Passiva. Sem fazer apologia, o cigarro só me incomoda em tempos de gripe e deitada na cama.
(imagem: Rita Heyworth)


Menciono:
Três citações. A primeira pró-tabagista, a segunda anti-tabagista, a terceira aterrorizante.

Respondeu uma vez Groucho Marx, quando perguntado sobre ter que escolher entre sua esposa e o tabaco: seremos bons amigos!

Disse uma vez Arturo Toscanini: Beijei a primeira garota e fumei meu primeiro cigarro no mesmo dia. Desde então não tive tempo para cigarros. Esperto o Toscanini, vai dizer?

Mas a mais incrível é de Buck Henry: Eu parei de fumar há alguns anos para demonstrar minha força de vontade, protestar contra o aumento grotesco nos impostos sobre o cigarro e porque meu lábio inferior caiu. Se eu sinto falta do cigarro? Honestamente? Mais do que do lábio que caiu!


Credo!!!

Nenhum comentário: